Notícias

Compartilhe esta Notícia

No verão é comum aumentar casos de catapora

Foto -

A temporada do verão provoca um aumento nos casos de varicela, também conhecida como catapora. Essa doença é mais comum entre o final do inverno e principalmente, no verão. O pico de casos, porém, acontece entre setembro e fevereiro.

Os sintomas básicos são: febre, dor no corpo, dor de cabeça que acontecem durante dois dias. Depois, há a formação de pequenas lesões  avermelhadas na pele que se tornam salientes.

Das doenças infecto-contagiosas a varicela é mais transmissível. De 100 casos detectados no período de incubação, 80%  de pessoas que tiveram contato vão desenvolver a doença. Por isso, é recomendado que as todos evitem o contato com pessoas contagiadas.

No caso do paciente que está com a doença a recomendação é muito repouso, não se auto-medicar e evitar a ingestão de AS que pode levar À complicações graves. A pessoa deve também ter uma alimentação saudável, prezar pela higiene. Ao contrário dos que os mais antigos diziam, o paciente pode e deve tomar banho normalmente para evitar e/ou reduzir a infecção e buscar orientação médica.

A varicela é mais comum em crianças em idade escolar até o idoso e só dá uma vez na vida.