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Vitamina E: Benefícios da Vitamina E para a Saúde

A vitamina E tem como grande função no organismo atuar como um agente antioxidante, combatendo os radicais livres que atacam as células e causam doenças como o câncer, o Alzheimer, problemas cardíacos, o cancro e o envelhecimento precoce.

 

A vitamina E ainda também tem papel importante na prevenção da pré-eclâmpsia, em que a gestante apresenta problemas no fígado e hipertensão arterial. Se não tratada adequadamente ela pode ser fatal para o bebê e a gestante. A vitamina E, também conhecida como alfa-tocoferol, é um nutriente que também ajuda no combate às complicações causadas pela diabetes, na proteção do nervos, na produção de gametas sexuais e na melhora da circulação do sangue.
 

As grandes fontes de vitamina E são os alimentos vegetais, como o óleo de girassol, a canola, o azeite de oliva, o amendoim, a amêndoa e a avelã. Dentre os alimentos animais ricos em vitamina E está o fígado, o ovo e a gordura da carne vermelha. Essa vitamina não faz parte da produção de energia, portanto não engorda, porém você deve ter atenção pois muitos alimentos que são ricos nesse nutriente possuem altas taxas de gordura, e se consumidos em excesso podem fazer com que você ganhe peso rapidamente.
 

Em resumo, para obter uma alimentação rica em vitamina E prefira os alimentos de origem vegetal.A deficiência de vitamina E no organismo pode favorecer o aparecimento de problemas ligados ao sistema neurológico, como a dificuldade para caminhar, desequilíbrio constante e lentidão mental. No entanto, a carência de vitamina E não é um quadro comum e geralmente está ligada a problemas de má absorção pelo corpo, como acontece na doença de Crohn (inflamação grave no intestino) e na doença celíaca (intolerância ao glúten que produz dificuldades em absorver diversas vitaminas e minerais).