Notícias

Compartilhe esta Notícia

Equipes do Hospital Primavera participam do HIPEC International Meeting

As equipes de Cirurgia Oncológica, Oncologia Clínica, Anestesia e Intensivistas do Hospital Primavera estiveram presente no I Meeting Internacional sobre Tratamento da Carcinomatose Peritoneal através da Citorredução Cirúrgica + Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica (HIPEC). O encontro, que aconteceu de 31 de março a 1º de abril, em Salvador, teve como objetivo debater as formas mais efetivas de tratar do câncer que acomete o peritônio. 

Foto -


 

Segundo Dr. José Vieira - Cirurgião Oncológico- a técnica é utilizada para os casos de Câncer de Apêndice, Mesotelioma Peritoneal, metástases peritoneais de Câncer Colorretal e de Ovário. Está sendo testado também para Câncer Gástrico, pancreático e outros tipos raros. “O tratamento consiste em ressecção de toda doença visível do peritôneo, incluindo órgãos afetados e perfundir a cavidade com uma solução com quimioterapia aquecida entre 40 a 42 graus”, explicou ele.

Referências mundiais no assunto estiveram presentes para trocar experiências e informar as técnicas mais atuais de tratar do câncer que se dissemina pelo peritônio, entre eles, o inventor desta técnica, o Prof. Paul Sugarbaker, e o autor dos trabalhos científicos que colocaram a HIPEC como melhor tratamento para a carcinomatose do câncer colorretal, o Prof. Vic Verwaal. Além de outras referências mundiais em HIPEC estiveram presentes para tirar dúvidas e ensinar a cirurgiões latino americano a realizar esta técnica que pode salvar vidas.

No Brasil aproximadamente 30 centros realizam a HIPEC e o Hospital Primavera é um deles. Estiveram presentes os cirurgiões oncológicos José Geraldo, Karlos Kleber, José Vieira, do oncologista clínico Raul Amorim, da intensivista, Janaína Feijó e do anestesista Lúcio Garcia.