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Dez dicas para manter os pés saudáveis

O fato de cuidar de seus pés pode repercutir em seu bem estar geral, por isso não os abandone. Aqui falaremos sobre dez passos que você deve ter sempre em mente.

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1. Proteja-se do calor e do frio
Neste ponto, evite caminhar descalço pela praia ou por superfícies quentes (piscina, saunas, spas ou mesmo sua casa). Se pela noite os pés esfriam, use meias. Não use bolsas de água quente ou mantas elétricas para esquentar os pés, tampouco utilize gelo para esfriá-los.

2. Lave seus pés diariamente com suavidadePara que seus pés mantenham a firmeza necessária e a temperatura natural, lave-os diariamente com água morna e com sabão neutro e suave. Ao lavar os pés, tente não demorar mais de 10 minutos. Quando terminar, seque bem.

3. Cuide da hidratação
Evite que os pés fiquem muito úmidos ou muito secos. O que você deve fazer é optar sempre por ter a pele hidratada, com a suavidade necessária. Um creme hidratante natural pode ajudar. 

4. Cuide das unhas
Neste passo, recomendamos lixar as unhas no lugar de cortá-las, você pode fazê-lo semanalmente ou com mais frequência, se for necessário. A melhor forma para as unhas é a linha reta, faça isso com uma lixa de papelão. Além disso, é conveniente dedicar um tempo para observar as unhas com frequência, para detectar qualquer tipo de mudança, seja de cor ou de textura ou para evidenciar a aparição de rugosidades. Por outro lado, evite sempre compartilhar seus utensílios de higiene podológica. 

5. O calçado
Utilize sapatos adequados, tanto para sair como para ficar em casa. Se você tem sapatos novos, não os utilize de imediato com muita freqüência, use-os gradualmente. É importante se sentir cômodo com os sapatos, que não fiquem muito justos, mas também não precisam ficar muito largos. 

6. Cuidado com os agentes irritantes
Para conservar a saúde dos pés, evite utilizar agentes irritantes que podem ocasionar muitos problemas. Alguns deles: álcool, água salgada, lâminas de barbear ou iodo. Se for usar um esparadrapo, utilize um que seja hipoalérgico.

7. Observe os pés
Não se descuide, observe os pés diariamente. Ao fazer a revisão, concentre-se principalmente na presença de feridas, cortes, calos, bolhas ou áreas inchadas ou avermelhadas. Se tiver alguns destes sinais, busque possíveis soluções para devolver a natureza firme ao seu pé.

8. Caminhe
Caminhe todos os dias, sempre calçado. Tente fazer caminhadas tranquilas durante 45 minutos ou 1 hora. Para exercitar os pés, eleve as pernas e os joelhos para cima e traga-os para baixo, repita o processo por 5 minutos umas 2 ou 3 vezes ao dia. Além de caminhar, é também muito útil e fundamental praticar esportes e evitar fumar e beber.

9. Controle a glicose
Tente sempre conservar os seus níveis de açúcares estáveis, tente ter também uma dieta saudável com proporção adequada de açúcares e amidos. Pode ser complicado às vezes, mas você verá que o seu corpo e pés agradecerão.

10. Consulte
No caso de presenciar alguma lesão ou uma anormalidade que seja nociva e difícil de solucionar por seus próprios meios, o mais adequado é consultar um podólogo.