Notícias

Compartilhe esta Notícia

CUIDADOS COM A PELE PARA OS DIAS DE SOL FORTE!

Foto -

 

Com a chegada da temporada de férias, praia e piscina, um lugar ao sol na areia ou nos clubes se transforma em ponto favorito para muitas pessoas em busca da cor do verão. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) chama a atenção para os cuidados com a pele neste período e para os riscos que os raios solares podem trazer, como o aparecimento do câncer de pele.

 

Confira algumas dicas:

 

Use Filtro Solar
Independentemente do tom da sua cor de pele, o uso de filtro solar é essencial quem fica exposto no sol, como acontece na praia. A dica é passar o protetor com FPS superior a 30, meia hora antes da exposição e ser renovado a cada 3 horas, principalmente para quem for entrar no mar.

Outra dica importante é o uso de hidratantes após um dia de forte calor. Estas loções ajudam na hidratação, reparando e acalmando a pele danificada pelo forte sol. Este método ajuda a evitar a descamação e prolonga o bronzeado da pele.

 

Beba muito líquido
Ingerir bastante líquido é essencial para a hidratação do corpo e os cuidados com a pele. A desidratação pode provocar intensa dor de cabeça e boca seca, por isso é aconselhável beber cerca de 2 a 3 litros de água por dia no verão.

É possível substituir a água por sucos de fruta, que também são bastante saudáveis. A diferença neste caso é que eles são mais calóricos e podem não ser bons para quem quer manter o peso. O aconselhável é água mineral pura.

 

Proteja-se do sol
Sempre quando possível, proteja-se do sol embaixo de um guarda-sol ou em algum lugar coberto, como quiosques e bares que a praia de Maresias oferece, para evitar queimaduras e insolações. As horas mais quentes do dia são entre o período das 10 da manhã às 16 da tarde e quanto mais você evitar o sol nesta faixa, melhor para sua saúde da pele.

Outra dica também é usar bonés e chapéus, além de óculos solares que ajudam a prevenir a radiação do sol. Além disso, roupas leves e de algodão funcionam melhor no calor, pois retêm cerca de 90% da radiação ultravioleta. Barracas usadas na praia também devem ser de algodão ou de lona, já que esses materiais conseguem absorver 50% da radiação UV.

 

Cuidado com as maquiagens
Para as mulheres, o excesso de maquiagem pode obstruir os poros, prejudicando a saúde da pele. Procure não usar na praia jóias ou bijuterias, perfumes e maquiagens que não sejam adequadas para não correr o risco de ter alergias. Se você ainda sim faz questão de usar maquiagens, use produtos com filtro solar e não comedogênicos – que não obstruam os poros.

 

Evite banhos quentes
Muitos, no calor, gostam de tomar mais de dois banhos por dia. Neste caso, é preciso ter cuidado. O excesso de água quente e sabão retiram uma barreira natural de gordura e bactérias que são benéficas e protegem a pele de fungos. A dica, para quem passar do segundo banho, é usar somente água, como um refresco para a pele mesmo.