Notícias

Compartilhe esta Notícia

10 dicas para começar o ano de bem com a saúde

As expectativas para o Ano Novo são sempre de mudanças positivas, transformações e renovação de energias. Novas metas são estabelecidas e começamos a nos preparar para executá-las. É hora de fazer o planejamento e pensar em como colocar tudo isso em prática!

 

~

Foto -

 

1. Hidrate-se!

Comece sua manhã hidratando seu corpo. A ingestão de água garante que seus rins funcionem bem, limpando as toxinas do seu corpo, melhorando sua pele, aumentando seus músculos. Não negligencie! Os benefícios da água são infinitos. Comece ingerindo aos poucos e sempre tente aumentar a quantidade, você vai notar a diferença.

 

2. Café da Manhã é Sagrado.

O organismo precisa de energia para começar o dia, além de vitaminas e sais minerais. Um café da manhã saudável evita o consumo de calorias extras ao longo do dia. Sem a primeira refeição, o organismo passará a manhã sem energia e a fome também virá com mais intensidade ao longo da tarde. Não pule o café da manhã!

 

3. Reduza o consumo de sal.

Sabemos que um salzinho deixa tudo mais saboroso, aquela batatinha frita. Aquele macarrão instantâneo, ou a lasanha dos dias corrido. Então, a ingestão de sal, tem tornado a vida moderna mais dolorida, o sal favorece o inchaço das pernas, pés, barriga, todo corpo e isso tem comprometido muito a saúde. O Recomendado é eliminar da sua dieta esses exageros, optar por

 

4. Inclua castanhas na rotina alimentar.

Castanhas-do-pará, de caju, nozes e amêndoas possui baixo índice glicêmico, o que significa que não alteram os níveis de insulina no sangue e provocam sensação de saciedade. Também são fontes ricas em fibras, ferro, vitamina E e selênio, mineral importante para o bom funcionamento da tireoide. Para aproveitar tudo que as castanhas têm de bom, sem exagerar nas calorias, é recomendado a ingestão de 2 castanhas-do-pará, 3 castanhas de caju, 2 nozes ou 5 amêndoas por dia (escolha apenas uma das opções).

 

5. Movimentar-se é preciso!

Os exercícios físicos devem fazer parte da rotina, inclusive, de quem não precisa perder peso. Uma simples caminhada diária pode melhorar o humor e afastar doenças do coração. O ideal é praticar exercícios durante 45 minutos a 1 hora, 5 vezes por semana”. Para quem não gosta de academia, caminhe pelo quarteirão. Outra opção é buscar aulas que fujam do convencional: Dançar, arte marciais, e uma infinidade de atividades que você pode encontrar prazer em movimentar-se! O importante é se mexer!

 

6. Vinho, sem exageros.

O vinho pode fazer bem para a saúde. Além de evitar infartos e derrames cerebrais, o consumo de 250 ml de vinho tinto todas as noites reduz os níveis do hormônio estrogênio que é conhecido por aumentar os riscos de desenvolvimento de câncer de mama. Só não exagere, o álcool em excesso pode sobrecarregar o fígado além de trazer problemas de concentração, aumentar a frequência dos batimentos cardíacos e irritar a mucosa do estômago causando gastrite e úlcera. Portanto, comemore a vida com uma taça de vinho!

 

7. Refrigerante de jeito nenhum.

Nem precisa dar motivos, você já sabe que refrigerante deve ser evitado. As versões diet e light também devem ser evitadas, podem ter poucas calorias, mas são ricos em outras substâncias que também podem fazer mal ao organismo. Troque o refrigerante por um suco natural porque os industrializados é trocar seis por meia dúzia.

 

8. Jante, não passe fome, nem exagere!

A prática de não comer nada no fim do dia não é saudável. Como o corpo ficará horas sem receber nenhum nutriente durante o sono, dormir de barriga vazia pode gerar uma fome desproporcional no café da manhã. Para um jantar leve e nutritivo, recomendamos um grelhado com salada crua, meio prato de legumes com arroz integral ou sopa. Um chazinho calmante próximo ao deitar faz bem a digestão e ao sono.

 

9. Atitude Positiva

Existem vários caminhos através dos quais uma atitude positiva pode proteger contra problemas de saúde mais tarde na vida. Por exemplo, as pessoas mais felizes podem ter uma postura mais pró-ativa com relação ao envelhecimento, se cuidam mais, o seu sistema imunológico fica mais reforçado. Uma atitude positiva protege a pessoa contra os danos físicos e mentais causados pelo estresse. Com o passar do tempo fica mais visível a recompensa de adotar atitude positiva no seu dia-dia. Saúde preventiva começa com atitude positiva. Mente sã, corpo são!

 

10. Realizar exames de rotina é de grande importância.

Homens e mulheres, especialmente a partir dos 35 anos devem fazer anualmente um check up que nada mais é do que uma bateria de exames solicitada por médicos especializados que dá um diagnóstico detalhado acerca do funcionamento das funções do organismo. O aconselhável é manter uma periodicidade. Em alguns casos, o check up deve ser realizado mais frequentemente, por exemplo, em portadores de hipertensão arterial, colesterol alterado e diabetes, evitando que essas patologias se agravem. O check-up é considerado uma das pontas da medicina preventiva, que corresponde à união de dados da história clínica e exames, vinculados a uma análise do histórico pessoal do paciente, com o objetivo de detectar doenças em estágio inicial. Prevenção é a melhor escolha!

 

Depois desses 10 passos para uma vida mais saudável, não tem nem como você deixar para começar amanhã. Comece por um desses hábitos. Aproveite o comecinho do ano, as recompensas de adotar um estilo de vida mais saudável você vai sentindo no seu desempenho físico, no seu controle emocional, na disposição, nos relacionamentos. Acredite, toda sua vida será impactada positivamente. Comece agora, nós já demos 10 primeiros passos, descubra os outros!