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Como prevenir as doenças típicas do inverno

As baixas temperaturas somadas com o ar mais seco e ambientes fechados, fatores típicos da estação mais fria do ano, criam um ambiente favorável para o aparecimento de diversas doenças. Para evitar as doenças típicas do inverno, é necessário adotar alguns hábitos de vida.

 

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Principais doenças do inverno

No inverno, com a diminuição da umidade do ar e maior concentração de poluentes e alérgenos, aumenta-se a disseminação de vírus e bactérias. Além disso, as pessoas tendem a fechar totalmente os espaços, o que potencializa a contaminação desses agentes. Dentre as doenças típicas do inverno estão:

 

    Gripe e resfriados;
    Rinite;
    Bronquite;
    Sinusite;
    Pneumonia;
    Meningite;
    Amidalite.

 

Cada patologia apresenta um quadro clínico, mas os principais sintomas dessas doenças são: febre alta, dor de cabeça, ouvido e garganta, espirros, tosses, coriza, irritação e congestão nasal e falta de ar.

 

Prevenindo as doenças típicas do inverno

Segundo especialistas, a melhor forma de se combater as doenças típicas do inverno é por meio da prevenção, o que, inclusive, deve ser feito durante todo o ano. Confira algumas recomendações:

 

    Evitar o acúmulo de poeira;
    Manter as roupas de cama limpas;
    Deixar a casa sempre arejada;
    Lavar as mãos com água e sabão e passar álcool em gel;
    Evitar lugares aglomerados e/ou fechados;
    Quando tossir, cobrir a boca e nariz;
    Manter distância e não pegar na mão de pessoas doentes;
    Tomar bastante líquidos;
    Ter dieta balanceada;
    Tomar vacinas.

 

Cuidados com a alimentação

A alimentação saudável e a prática de exercícios físicos ajudam a fortalecer o sistema imunológico, dificultando a ação de vírus e bactérias. Esses hábitos devem ser rotineiros, mas, no inverno, ganham mais atenção.

Um cardápio para ajudar no combate às doenças típicas de inverno deve ser variado e rico em vitaminas, principalmente C, e minerais. Os alimentos mais indicados são:

 

    Frutas cítricas como laranja, tangerina e acerola;
    Alho;
    Gengibre;
    Couve;
    Cenoura;
    Cogumelo shitake;
    Mel.

 

É sempre importante tomar cuidado com a automedicação, para evitar complicações das doenças típicas do inverno. Zelando por uma alimentação rica em nutrientes, cuidados na casa e nos ambientes e ingestão de bastante água, diminui-se a probabilidade de contaminação. Dessa forma, as pessoas mantêm a saúde e o bem-estar e podem aproveitar melhor as tarefas do dia a dia.