Notícias

Compartilhe esta Notícia

Campanha Nursing Now na Rede Primavera

Campanha Nursing Now de fortalecimento da enfermagem. A gerente de Enfermagem do Hospital Primavera, Enfª Aline de Carvalho Bastos, fala um pouco sobre alguns pontos relevantes da campanha.

 

Foto -

 

O que é  Nursing Now?
AB - É uma grande ação global que visa o reconhecimento e valorização da enfermagem, a partir do empoderamento desta classe, que corresponde a mais de 50% da força de trabalho na área da saúde.

 

Como a população se beneficia com esta campanha?
AB - Com um atendimento mais efetivo. Através do empoderamento da classe, que além de outras coisas, resgata a auto estima, a confiança e poder essenciais para que esta classe desenvolva estratégias mais assertivas nas tomadas de decisões com mais autonomia.

 

Qual a importância do enfermeiro na assistência hospitalar?
AB - O enfermeiro é um grande maestro, ele é capaz de administrar tanto a equipe de enfermagem (auxiliar e técnico de enfermagem) quanto a interação entre a equipe multidisciplinar.
É ele com sua equipe que passa um maior tempo com o paciente e sua família, com esse contato intenso é capaz de se antecipar a problemas previsíveis e evitar que ocorra eventos adversos, além de criar um vínculo afetivo e de cuidado.

 

Antecipar? Isto é possível?
AB - Sim. Existem muitas escalas de riscos que são preenchidas e analisadas pelos enfermeiros e que permitem visualizar de forma prévia quais as possibilidades de danos/agravos que os pacientes podem sofrer. Desta forma, medidas podem ser tomadas antes mesmo que estes eventos aconteçam e, na maioria das vezes, eximir o paciente de sofrê-los. Como exemplo pode-se citar a queda ou as lesões de pele.

 

O que você falaria para as pessoas sobre sua profissão?
AB - Eu falaria para elas que as orientações e ações dos enfermeiros fazem uma grande diferença na promoção e melhora da saúde da população.
Que independente do nível de atenção à saúde em que o paciente esteja inserido, o enfermeiro é o grande articulador de todo o processo para que o atendimento saia a contento.
E que, sempre que possível, participe e discuta o quadro do paciente com o enfermeiro, seguindo suas orientações e tirando suas dúvidas, a participação do paciente e familiar no cuidado pode previnir grandes complicações.
Cada vez mais o enfermeiro está inserido em contextos científicos e de gestão.