Notícias

Compartilhe esta Notícia

12 benefícios do café provados cientificamente. Seu cafezinho só te faz bem!

Quem resiste àquele cheirinho de café de manhã ou no meio da tarde? Para muitas pessoas tomar um cafezinho é uma das coisas mais gostosas que há, algo quase como um vício.Razões para isso não faltam. O café talvez seja a bebida mais consumida no mundo inteiro.

 

Foto -

 

1. Ele melhora seu fígado e o deixa mais saudável
Muito pouca gente sabe disse, mas beber café preto realmente melhora o seu fígado. Pesquisas mostram que pessoas que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia tem chance 80% menor de cirrose do fígado. A pesquisa mostra também que quem bebe esta mesma quantidade tem 40% menos risco de desenvolver câncer de fígado.

 

2. Beber café deixa você mais inteligente
Uma das principais substâncias contidas nos café, a cafeína, é um potente estimulante psicoativo. Quando você bebe o café, uma parte dessa substância vai para o seu cérebro e gera uma série de reações químicas que faz com que seu cérebro trabalhe mais rapidamente, melhorando seu humor, energia, memória, tempos de resposta e funcionamento cognitivo geral.

 

3. Estimula o metabolismo
Essa vai para aqueles que querem perder uns quilinhos. Uma das substâncias associada à queima de gordura, a cafeína, é encontrada em quase todos os suplementos perda de peso.

 

4. Possui nutrientes importantes
O café é uma importante fonte de antioxidantes. Ele contém uma série de nutrientes, como vitaminas B2, B3, B5 e, manganês, magnésio e potássio.

 

5. Café reduz o risco de diabetes tipo 2
Algumas pesquisas mostram que o consumo diário de café reduz em média de 7% no risco de diabetes para cada xícara diária.

 

6. Reduz o risco de Parkinson
O Mal de Parkinson está associado à queda dos níveis de dopamina do organismo. A cafeína tem o efeito de aumentar os níveis de dopamina no cérebro. Estima-se que quem bebe café regularmente diminui de 32% a 60% a possibilidade de desenvolver a doença.

 

7. Beber café combate a depressão e também deixa você mais feliz.
A dopamina não previne só o Mal de Parkinson, ela também é muito conhecida como a “substância do prazer”.

 

8. Reduz o risco de vários tipos de câncer.
Além de diminuir o risco de câncer de fígado, como já citado aqui, o café também reduz chances de câncer de intestino. O café também reduz o risco de câncer da pele, particularmente em mulheres, em cerca de 20%.

 

9. Reduz o seu risco de doença cardíaca
Sabia que quem bebe café regularmente têm 20% menos risco de derrame e geralmente têm taxas mais baixas de doenças cardíacas? 
Pois é, como a cafeína aumenta o ritmo cardíaco, o café é ótimo para a saúde cardiovascular.

 

10. Café deixa seu organismo limpo
O café é um ótimo diurético. O corpo humano muitas vezes elimina as bactérias e vírus prejudiciais através da urina, e beber café aumenta este processo natural.

 

11. Café te deixa mais calmo quando está com sono
Ficar sonolento lhe deixa irritado? Isso acontece porque o aroma do café altera a composição de uma proteína no cérebro que está associada com o estresse, esse estresse especificamente está aliado à privação do sono.

 

12. Reduz as chances de desenvolverdoenças associadas à demência e Mal de Alzheimer
Café geralmente melhora a memória, graças aos efeitos da cafeína sobre alguns dos neurotransmissores do cérebro. Ao melhorar a sua memória ao longo do tempo, especialmente quando você está mais velho, também reduz as chances de você desenvolver algum tipo de demência e Mal de Alzheimer.

 

Como você pôde ver, razões não faltam para tomar aquela xícara de café sem culpa. Mas lembre-se, apesar de trazer tantos benefícios, como tudo na vida, o café tem que ser consumido com moderação.