Rede Primavera presente na 4ª Edição do Congresso Alagipe de Ortopedia

Publicado em 16 de novembro de 2023

A cidade de Aracaju sediou entre os dias 26/10/ e 28/10, a 4ª edição do Congresso Alagipe de Ortopedia e Traumatologia, e o 3º Congresso Norte-Nordeste de Cirurgia de Pé e Tornozelo, ambos organizados pelas Regionais Alagoas e Sergipe e pela SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia). O evento reuniu cerca de 190 participantes, dentre, residentes, acadêmicos e palestrantes de várias partes do país, com o objetivo de compartilhar conhecimentos e proporcionar experiências enriquecedoras aos participantes, com atualização científica, discussões de casos clínicos, aprimoramento técnico, mesas-redondas, simpósios e debates com temas específicos comuns ao dia a dia do ortopedista.

Dentre os assuntos em pauta, a atualização da reconstrução dos ossos da mão, proferida pelo ortopedista e presidente da SBTO/AL, Dr. Raimundo Araújo. Segundo ele, o trauma na mão pode ser uma contusão, lesão ou inflamação que ocorre na mão e no pulso durante os afazeres domésticos, trabalhos manuais, esportes, e principalmente as lesões causadas pelos acidentes de trânsito, que na maioria das vezes podem gerar graves lesões no futuro, sequelas e desgastes articulares (artrose). “Essa é mais uma oportunidade para que os especialistas tenham a oportunidade de ouvir, questionar, debater e apresentar técnicas que minimizem traumas cirúrgicos e uma reabilitação mais rápida ao paciente”, concluiu.

Há 48 anos exercendo a profissão de médico, o renomado ortopedista e chefe de Serviço do Hospital Universitário de Taubaté (SP), Dr. Nelson Franco Filho, foi um dos palestrantes e ressaltou sobre as técnicas de artroplastia do quadril e fraturas periprotéticas, que são usadas para substituir a articulação do quadril por uma prótese de metal, de polietileno ou cerâmica, mais comum em idosos acima de 68 anos de idade. “Estou muito feliz em mais uma vez fazer parte de um congresso multidisciplinar, com grandes nomes da ortopedia brasileira, e debates conteúdos enriquecedores que vão ajudar aos nossos pacientes”,

Bastante satisfeito com o resultado do Congresso, o ortopedista da Rede Primavera e presidente da SBTO/SE, Dr. Eduardo Góis, enfatizou que foram três dias de debates com assuntos atuais, que trouxeram uma visão mais amplificada para exercer a medicina e oferecer o melhor para o paciente.